11 de Outubro de 2019

Vamos falar sobre câncer de mama?

Apesar de sermos um blog que fala sobre moda e tendências, nosso público é principalmente feminino, então é de suma importância que agora, durante o mês de outubro, entremos numa pauta específica: o câncer de mama. Não é à toa que esse mês inteiro é direcionado a isso, com todas as marcas aderindo a campanha de Outubro Rosa. Você sabe o que é o câncer de mama? Seus sintomas? Você conversa sobre isso com as suas amigas? Nesta matéria, vamos te deixar por dentro de tudo isso, baseando-nos na cartilha sobre câncer de mama deste ano produzida pela INCA – Instituto Nacional de Câncer. 

O câncer de mama pode manifestar-se de diferenciadas maneiras, mas é fruto da multiplicação das células anormais da mama que forma um tumor com potencial para invadir os outros órgãos do corpo. Esta doença apresenta sintomas desde suas fases iniciais que, se forem detectados precocemente, trazem melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Um em cada três casos de câncer pode ser curado quando descoberto logo no início. 

Mulheres, principalmente de 50 a 69 anos (quanto mais idade, mais chances de desenvolver a doença), devem estar sempre atentas aos seguintes sintomas: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Em caso de alterações persistentes, procure ajuda médica em um posto de saúde. 

Esta não é uma doença de causas específicas, mas alguns fatores como a idade, a menopausa, ter tido ou não filhos, ter amamentado ou não, sedentarismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações iônicas e histórico familiar de câncer podem influenciar no risco de desenvolver a doença. Cerca de 30% dos casos pode ser evitado levando uma vida de alimentação saudável e exercício físico frequente.

Você sabia? Atrás apenas do câncer de pele, o câncer de mama é o tipo mais comum no Brasil, o que representa cerca de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Pode não parecer, mas esses dados são alarmantes e não podem passar em branco.

Informe-se sobre a doença. Por mais que seja um assunto delicado, falar abertamente a respeito do câncer de mama ajuda a esclarecer mitos e verdades, além de desmistificar a doença, que nem sempre leva à morte e pode sim ser evitada, desde que descoberta precocemente e com o tratamento adequado. A informação pode ajudar a salvar vidas, por isso, converse sobre e compartilhe essas informações. 

Para mais informações, confira o site do INCA e baixe a cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” através do link https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2019/outubro-rosa-2019.

leiatambém